terça-feira, 17 de setembro de 2013

Politica Pública sobre Questão Indígena em Balneário Camboriú

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Fundação Cultural e Funai, discutem a preparação de um Seminário voltado a presença indígena em Balneário Camboriú. Reunião preparatória no dia 05/09/2013.

Como tema de preocupação central do seminário, temos a considerar, que a presença indígena em Balneário é uma questão histórica que vem se repetindo todos os anos e a legislação municipal, não se moldou ao trato do fenômeno, na conformidade de política pública. As estruturas colocadas a disposição dessas comunidades em 2012, são as mesmas de 15 anos atrás. O relacionamento da administração com a comunidade indígena, nunca teve condições de ultrapassar os limites restritos dos interesses Fazendários, que recebem pressão dos comerciantes da cidade submetidos a impostos e aluguéis para manterem o funcionamento de seus negócios e que quando veem um índio comerciar livremente o seu artesanato, se sentem discriminalizados pela administração municipal.  Somado a isso, alguns indígenas também, costumam locar-se em calçadas no centro da cidade, criando problemas  de mobilidade urbana.


Dessa forma, o esforço do seminário, vai ser mudar os paradigmas de visão da questão indígena na cidade: De que forma a cidade pode ganhar, ser beneficiada, com a presença indígena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário